Artigos

Dissertação


Jorge Antonio Monteiro de Lima adicionou um artigo
02/05/2016 - 13:01

        Indiferença

 

Uma cena que vivi no último domingo. Recebia um amigo analista de São Paulo Denis Canal Mendes para um curso sobre análise e saúde mental. Aula sexta à noite, sábado e folga ao domingo. Após o trabalho saímos pela cidade para comer, rir, conversar sobre as coisas da vida, espairecer.

Domingo saímos e fomos a um bar famoso na grande Goiânia cheio de pessoas, vários telões, reggae ambiente descontraído. Amigos reunidos e o amigo Denis percebe uma situação...

 

0 pessoa(s) recomenda(m) este artigo.

Dissertação


Joana de São João Rodrigues adicionou um artigo
16/02/2016 - 20:56

O presente estudo teve como objetivo explorar alguns dos fatores que se encontram associados aos níveis de Qualidade de Vida dos cuidadores formais de pessoas com experiência em doença mental em residências comunitárias, bem como ao nível de Sobrecarga e Burnout sentidos e às Estratégias de Confronto utilizadas face a situações de stresse. As variáveis principais em estudo são: Qualidade de Vida (QdV), Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde (QdVRS), nível de Sobrecarga e de Burnout, Estratégias de Confronto e características sociodemográficas.

 

1 pessoa(s) recomenda(m) este artigo.

Dissertação


João Sousa e Silva adicionou um artigo
15/03/2015 - 00:00

Comunicação apresentada nas VII Jornadas de Saúde Mental do Idoso (Porto, 26 e 27 de Março de 2009)  

"Quem se proponha abordar o assunto que aqui nos ocupa, detém-se desde logo perante estes três termos, psicoterapia, depressão e idoso, altamente carregados de significados e implicações conceptuais. Tomado como ponto de partida, cada um convidaria a um percurso diverso através do tema. Colocados lado a lado, transformam-se mutuamente, e nenhum sai ileso da reunião. "

 

0 pessoa(s) recomenda(m) este artigo.

Dissertação


Joana Monteiro adicionou um artigo
28/01/2015 - 11:18

O objectivo desta investigação é explorar a expressividade dos cinco domínios de personalidade (Neuroticismo, Extroversão, Abertura à Experiência, Amabilidade e Conscienciosidade), a utilização de mecanismos de defesa, segundo a organização de Andrews, Singh e Bond (1993), e a relação entre ambos, numa amostra de adultos de idade avançada. 

 

0 pessoa(s) recomenda(m) este artigo.

Dissertação


07/12/2014 - 15:22

A avaliação da eficácia da formação é um tema que hoje em dia preocupa bastante as organizações, pelo valor que representa o investimento que é feito anualmente em formação. Mas a avaliação dos impactos da formação nas organizações nem sempre é, contudo, clara ou eficaz.

 

0 pessoa(s) recomenda(m) este artigo.

Dissertação


Rita Palhoco adicionou um artigo
18/11/2014 - 22:25

A transição para a universidade é, só por si, uma altura de grandes mudanças para os estudantes. Estas mudanças são ainda mais acentuadas para os estudantes deslocados daMadeira e dos Açores que, não só têm que deixar a casa dos pais, como têm que se adaptar a um ambiente diferente e com diferentes recursos. O objectivo deste trabalho é estudar a eventual relação entre a adaptação, as saudades de casa e a sintomatologia depressiva. 

Consultar artigo em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/2142

 

0 pessoa(s) recomenda(m) este artigo.

Dissertação


Rita Palhoco adicionou um artigo
18/11/2014 - 22:21

A presente investigação debruçou-se sobre a qualidade de vida em idosos em diferentes contextos habitacionais, tendo-se estudado diferentes subgrupos de idosos, designadamente idosos institucionalizados, idosos frequentadores de Centro de Dia e idosos residindo na comunidade sem estarem associados a qualquer instituição, por sua vez residentes em meio rural, suburbano e urbano. Trata-se de um estudo exploratório e correlacional com comparação entre grupos.

 

0 pessoa(s) recomenda(m) este artigo.

Dissertação


Rita Palhoco adicionou um artigo
18/11/2014 - 22:15

A associação entre dor e depressão é largamente reconhecida, no entanto a relação de proximidade entre estas variáveis é complexa e nem sempre clara. O objectivo da presente investigação é estudar as relações entre dores somáticas e sintomatologia e perturbações depressivas em mulheres portuguesas de meia-idade. Colocam-se como principais hipóteses as de que dor e depressão estão positivamente correlacionadas num mesmo momento e de que sintomas de dor estão correlacionados com sintomas e diagnósticos de depressão posteriores.

 

0 pessoa(s) recomenda(m) este artigo.

Dissertação


MaisPSI adicionou um artigo
27/10/2014 - 22:58

A presente investigação tem como objectivo estudar a prematuridade e a relação mãe-bebé, mais concretamente a importância do toque materno para o estabelecimento da relação precoce em díades pré-termo. A interacção mãe-bebé é fundamental para o desenvolvimento do bebé. Assim, é importante saber quais as variáveis que influenciam positiva ou negativamente a vinculação da mãe ao bebé. No contexto da prematuridade, é importante articular as variáveis psicológicas das mães, as variáveis de saúde do bebé pré-termo e as variáveis de comportamento materno na relação mãe-bebé. 

 

0 pessoa(s) recomenda(m) este artigo.

Dissertação


MaisPSI adicionou um artigo
27/10/2014 - 22:55

A doença crónica pediátrica constitui um factor de risco para o desenvolvimento da criança e tem um impacto significativo no equilíbrio e bem-estar da família No entanto, é hoje reconhecido que a maioria das famílias se consegue adaptar permitindo aos seus membros, entre os quais a criança doente, um desenvolvimento equilibrado.

Consultar artigo em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4855

 

0 pessoa(s) recomenda(m) este artigo.

Páginas